domingo, 7 de junho de 2009

Perdas irreversíveis

Eu sinceramente não sei como é perder um ente querido, ou como é estar á beira da morte e retornar mais vivo do que nunca. É claro que já tive sensações que de longe se assemelham a essas situações, como quando um tio querido meu morreu ou quando por pouco não fui atropelado por um caminhão.
Penso que quando uma pessoa perde um ente querido, tal como a mãe, o pai, irmão(ã) ou amigo(ã) tende a se torna mais austera, mais intolerante às fragilidades alheias e suscetível a diminuir em muito a capacidade de se relacionar bem com outras pessoas, já que o trauma acaba consumindo o espírito de muitas formas.
Penso, ainda, que a escuridão de se estar à beira da morte é o cúmulo de situação desesperadora, ou até mesmo que traga paz à quem acredita em um plano melhor, ou no descanso eterno como meio de ser feliz.
Nunca soube o que dizer a quem realmente já sofreu pela privação da companhia de alguém especial pelo resto dos dias, mas imagino que eu mesmo me sentiria desesperado caso acontecesse comigo e que qualquer palavra seria nula, mas não creio que isso afetaria minha vida social.
E se algum dia eu realmente chegasse perto da morte e permanecesse assim por um bom tempo pra depois retornar me tornaria uma pessoa mais matura, o tempo de morbidez me faria pensar nas coisas que deixei passarem sendo consumidas pelo tempo e pouco aproveitadas. Talvez com tudo isso eu me sentisse mais forte, mais resistente, ah sim, mais vivo...
De qualquer modo, o clichê de que nunca se sabe o dia de amanhã é válido, viva de modo que não importe o que aconteça depois!

2 comentários:

  1. sobre nunca saber o q dizer a quem perdeu um ente querido, fica tranquilo, eu tmb não sei!! já passei por isso e a unica coisa q consegui fazer foi abraçar a pessoa e chorar junto com ela!!! acho q quem acabou de perder um ente querido nem tá com cabeça pra ouvir coisas do tipo: "ele tá num lugar melhor" "foi melhor assim, Deus sabe o q faz" etc... por isso prefiro estar ao lado dela e permitir q chore o qnt quiser no meu ombro!!! pode ter certeza q se for sincero, esse gesto vai valer muuuuito mais q palavras!!! ^^


    P.S.: acho q não preciso nem falar o pq, mas me arrepiei lendo esse post...

    ResponderExcluir